Agenda - Novembro 2023

12/11 | 10h às 13h

EXPOSIÇÃO PAU FERRO

ESPAÇOS CULTURAIS E A CONSTRUÇÃO DO MAPA AFETIVO

No dia 12 de novembro, domingo, das 10h às 13h, o Estúdio Extraordinário (EE) abre suas portas para a Exposição Pau Ferro, resultado do programa imersivo que aconteceu entre os meses de julho e novembro de 2023, sob orientação da crítica e curadora Sylvia Werneck e orientação artística da artista visual Raquel Fayad, que também é diretora do EE. 

O programa Pau Ferro é um projeto do Estúdio Extraordinário que prevê uma série de encontros imersivos com acompanhamento artístico e curatorial, ativado por vivências na cidade histórica de Itu (SP). Foram 5 módulos com duração de um fim de semana, com encontros sediados no Estúdio Extraordinário, além de visitas a locais de importância histórica, artística ou ambiental na cidade de Itu e arredores, mediadas pelas orientadoras.

Em cada encontro, houve análise de trabalhos e orientações sobre conceituação teórica, processos criativos, modos de inserção institucional e mercadológica. 

A bióloga e consultora científica Renata Madella, do Instituto Bubonem, o historiador Erik Tavernaro, da Perigeu Conteúdos Culturais, a historiadora Gabriela Pontin Novaes, do Museu de Salto, e a Família João Pacheco da chácara do Rosário, foram colaboradores neste programa. 

Os artistas visuais Consuelo Veszaro, Giovanna Pizzini e Marco Gonçalves desenvolveram durante este programa, obras e propostas artísticas que também serão apresentadas na exposição 

A Exposição Pau Ferro ficará em cartaz de 12 a 25 de novembro, na Sala Galeria do Estúdio Extraordinário. A entrada é franca.

Raquel Fayad

Artista, musicista, bailarina e gestora cultural. Em sua prática artística, reflete as questões afetivas que configuram as relações humanas, partindo da memória coletiva e das experiências particulares, visando diálogos ou processos colaborativos na produção artística. Atualmente amplia os meios e suporte dos trabalhos, se utilizando de processos híbridos com as artes plásticas, a música, o corpo em movimento e o vídeo para discutir as questões das transformações do corpo feminino no processo de transição de uma nova forma de repensar este corpo e mente em transformação. 

Sylvia Werneck

É crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora, especializada em arte contemporânea, sobretudo da América Latina. É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), correspondente da Revista Artnexus e colunista da Revista babEL. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, tem especialização em Estudos de Museus de Arte (MAC-USP, 2004), mestrado em Estética e História da Arte (PGEHA-USP, 2007), doutorado em Integração da América Latina – Comunicação e Cultura (Prolam-USP, 2013). Faz curadorias em museus e espaços culturais desde 2008, foi professora universitária e parecerista de diferentes editais e projetos de artes visuais, ministra cursos livres e conduz mentorias para artistas em instituições e espaços culturais independentes. Integra o corpo curatorial do Lux Espaço de Arte, escreve independentemente para diferentes publicações e assina textos em catálogos de exposições.

Consuelo Veszarro

Vive em Jandira. Fez faculdade de Artes Plásticas na FAAP, comunicação  social na USJT e pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais ECA- USP. Atuou na produção de livros de artista na Editora Jardim Contemporâneo e na Editora Décor. Trabalhou junto com a arquiteta e jornalista Olga Krell escrevendo artigos de arte na revista Décor.

Em 2023 participou da Exposição Instabilidade fundamental na Galeria OMA, curadoria Alice granada, Ana Soler e Lucas Dilacerda, Exposição Memórias do Futuro no Memorial Getúlio Vargas curadoria de Shannon Botelho - RJ, 14º Salão dos artistas sem galeria – SP, Exposição Dispositivos no Centro Cultural dos Correios curadoria de Marcelo Salles e na Residência/laboratório da OMA Galeria  - SP. Em 2022 participa da exposição Multiplicidade das Coisas no Subsolo Laboratório de Arte – Campinas – SP e Ocupação de pequenos formatos na Galeria de Arte FASAM – SP. 

Giovanna Pizzini

Giovanna Pizzini, natural de São Paulo, é formada em Cinema e Audiovisual pela universidade CEUNSP- SP. Por meio da fotografia, performance, instalação, vídeo arte, a artista investiga processos dialéticos do corpo, em relação a outros materiais orgânicos, propondo através de confronto ou associações desses materiais, reflexões sobre o que está dentro e o que está fora.

Marco Gonçalves

Artista visual, graduado em Comunicação Social (Cásper Líbero, São Paulo) e pós-graduado em Fotografia Contemporânea (Senac Scipião, São Paulo) e História da Arte – Teoria e Crítica (Belas Artes de São Paulo). 

Coordena as atividades de Matiz Ateliê Visual, espaço dedicado às artes visuais criado em Sorocaba em 2018 e transferido para Itu em 2021.


Instagram
Facebook
YouTube

Estúdio Extraordinário - Rua Dr. Graciano Geribello, 24 - Bairro Alto, Itu/SP
Tel: (15) 99784.7146 | E-mail: contato@estudioextraordinario.art.br