Agenda - Julho 2023
15/07 | 14h às 20h
3ª AÇÃO EXTRAORDINÁRIA
Curadoria de Andrés Hernández
3ª AÇÃO EXTRAORDINÁRIA
Curadoria de Andrés Hernández
A terceira ação extraordinária está pautada dialeticamente pelas exposições de quatro mulheres artistas que tensionam espacial e conceitualmente os espaços expositivos do estúdio extraordinário.
Abordagens instaladas que fazem flutuar formal e sensorialmente diversas modalidades artísticas contemporâneas conjugadas para projetar instalações artísticas. Nessas abordagens que estremecem as relações com as técnicas tradicionais para transbordar discussões sociais, culturais, humanas: a mulher na arte, artérias e projeções migratórias, de gênero e raça; o artista como ser social e político atuante e as simbioses das artes visuais com outras áreas do conhecimento humano.
Política da arte e arte política em suas possíveis associações discursivas e de apropriação a partir das ferramentas que as artistas disponibilizam para os espectadores/participantes: suas obras de arte.
A 3ª Ação Extraordinária faz parte do Projeto “Estúdio Extraordinário", realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo – ProAC - Edital50/2022. A nova mostra ficará em exposição até dia 26 de agosto.
Curadoria
Andrés Hernández
Andrés Hernández
Andrés Hernández é Artista Visual, Curador, Pesquisador, Professor e Crítico de
Arte. Foi Coordenador de exposições na Bienal de Havana, Cuba (Centro de
Arte Contemporânea Wifredo Lam, 1994-1998); Assistente Curatorial do Depto.
de Curadoria do MAM-SP (1999-2005) e Coordenador Executivo do Depto. de
Curadoria do MAM-SP (2005-2010. É autor da Trilogia “Obras Comentadas”, da
coleção do MAM-SP (2007). Como Curador, desde 1997, tem organizado
diversas exposições nacionais e internacionais, além de atuar como júri em
salões de artes e residências artísticas.
Projeto Fachada
Estela Luz
Estela Luz
Projeto Fachada com pintura mural Xamã a artista instiga, com a poesia Xamã de sua autoria, a expectativa da obra que será realizada para esta exposição
Estela Luz, artista radicada em Campinas/SP, que atua como artista visual transmídia, musicista e poetisa. Formada em Música Popular pela UNICAMP, atua como artista visual desde 2009 e atualmente também é mentora de artistas visuais, possui mais de 350 alunos. Já participou de diversas exposições coletivas, além de possuir murais espalhados pela cidade de Campinas. Em maio de 2023 finalizou sua maior obra até o momento - um mural em empena cega com mais de 340 metros quadrados, sendo este o primeiro mural em empena feito por uma mulher na cidade de Campinas/SP (projeto contemplado no PROAC 47/2022).
Projeto Fronteira
Lucrécia Couso
Lucrécia Couso
Projeto Fronteira com Instalação Limite: partindo da frase “SEU ESPAÇO TERMINA ONDE COMEÇA O DO OUTRO”, a artista convida a pensarmos sobre os limites e espaços ocupados.
Lucrécia Couso, artista Visual multimídia formada pela FAAP SP, utiliza desenho, gravura, pintura, fotografia, objeto, instalação e site specific para discutir a sua narrativa visual sobre a memória das rupturas relacionadas às relações afetivas, familiares, políticas e espaciais. Participou de inúmeras Exposições Individuais e Coletivas em Instituições e Galerias, grupos de estudos e cursos complementares de arte. Atualmente integra o Coletivo 1MULHERporM2, que criou em 2019, propondo uma maior participação da mulher na Arte Contemporânea.
Projeto Varandinha
Pola Fernandez
Pola Fernandez
Projeto Varandinha com Instalação Onde há Luz: um convite para uma reflexão instantânea sobre o gesto de procurar encontrar a luz para continuar o caminho.
Chilena. Vive no Brasil desde 1979. Atualmente vive e trabalha em Itu,São Paulo.
Professora primária ,Fotógrafa ,especialista em artes visuais, arteterapeuta e Produtora Cultural.
Tem realizado uma produção fotográfica que expressa vestígios de uma articulação sensível e fiel a uma temática que antes de estética, veicula-se também o olhar dos que perscrutam o tempo, o ser humano e as relações sociais.
Dedica-se também à experimentação visual, produzindo fotografias híbridas, que ganham contornos e relevos em intervenções com fios. A partir de 2013 tem realizado exposições em São Paulo, Interior do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Santiago, Chile.
Realizou uma residência artística no Museu Bispo do Rosário, RJ de 2018 a 2020.
Publicou dois livros de artista; "Considerações sobre o Avesso" (2019) e "Odete Odeth" (2021)pela Editora Lovelyhouse ,SP.
Sala Galeria
Rochelle Costi (Coleção Particular)
Rochelle Costi (Coleção Particular)
Projeto Sala Galeria com a Exposição “Pedra Encantada”, que se estrutura a partir de obras de arte de Rochelle Costi (1961-2022) da coleção Andrés Hernández.
Rochelle Costi, Formada em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, em 1981. Pouco depois se dedica à fotografia de expressão pessoal, caracterizada pela acumulação de objetos e pelas composições em série, em trabalhos que extrapolam os limites da linguagem estritamente fotográfica para dialogar com outros meios de expressão artística. Em 1982 frequentou a Escola Guignard (BH) e cursos fotográficos pioneiros na Universidade Federal de Minas Gerais. Durante os anos de 1991 e 1992 viveu em Londres, estudando na Saint Martin School e na Camera Work.
Desde então, firmou-se como uma das mais importantes figuras da fotografia brasileira contemporânea, com participação destacada em importantes mostras nacionais e internacionais.
Performance Musical
Camila Luiza
Camila Luiza
Projeto Música Extraordinária com “eLA” : a artista costura canções e poesias escritas e interpretadas por artistas mulheres brasileiras. A intervenção busca o espaço e voz da mulher na cultura, na arte e na vida.
Camila Luiza é atriz, cantora, arte-educadora, professora de artes e teatro, diretora, produtora e roteirista. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente, cursando; Estudou com mestras como Madalena Bernardes, Sara Lopes (Unicamp) e Inês Marocco (UFRGS).
Desde 2009 mantém pesquisas acerca do discurso da mulher em busca de uma poética própria na criação artística, resultando no trabalho autoral "Monta e Desmonta". Há mais de dez anos atua no interior de São Paulo, sobretudo dirigindo e atuando em espetáculos. Trabalhou com grupos heterogêneos, entre eles crianças, idosos, mulheres e pessoas com deficiência em oficinas, encontros e cursos nas áreas do Teatro, Teatro Musical, Educação e Literatura. Colaboradora do projeto “Ler é uma Viagem” e parte do elenco da escola de Artes Yara Produções Artísticas em inúmeras produções.
01 a 08/07
1ª SEMANA DE ARTE ESTÚDIO EXTRAORDINÁRIO
1ª SEMANA DE ARTE ESTÚDIO EXTRAORDINÁRIO
O Estúdio Extraordinário promove entre os dias 01 e 08 de julho, a 1ª Semana de Arte do EE, com a participação e colaboração de Lilian Solá Santiago, Paulo Aranha, Erik Tavernaro, Lucas Derobertis, Marco Gonçalves, Sylvia Werneck, Nele Azevedo, Helô sanvoy e Marília Scarabello.
Serão exibidos filmes, realizadas palestras, encontros, workshops, performance coletiva, visita mediada à exposição em cartaz, englobando várias modalidades do fazer artístico, a partir da abordagem de temas como, cinema, audiovisual, produção cultural, meditação ativa, artes visuais, patrimônio, história e ecologia.
Com ausência de formalismos, visando ser um território para as diversas manifestações culturais artísticas, pretendemos inspirar e sermos inspirados, nas trocas e aprendizados, explorando a produção artística do entorno e a que nos provoca, valorizando nosso território e cultura, valorizando nossas individualidades e fortalecendo nossa essência coletiva.
Paulo Aranha
o Espelho de Maya Deren
o Espelho de Maya Deren
O Estúdio Extraordinário recebe a Mostra de filmes de Maya Deren. Nesta parceira do EE, a primeira Sessão será uma comemoração dupla, da volta do CinExperimenta e da parceria do Cineclube Osvaldo de Oliveira que completa 16 anos. Nesta Semana de Arte do Estúdio Extraordinário, teremos este dia dedicado à obra da cineasta Maya Deren.
Diretora e teórica cinematográfica, Maya Deren também foi coreógrafa, dançarina, poeta, escritora e fotógrafa. Seu primeiro filme, “Meshes of the afternoon” (foto) de 1943, preparou o terreno para os filmes americanos de vanguarda dos anos 40 e 50 e é reconhecido como um marco do cinema experimental.
Paulo Aranha é formado em Fotografia, com pós-graduação em Linguagem do Cinema e Artes Visuais, Intermeios e Educação na Unicamp e trabalha com fotografia e cinema experimental.
O Cineclube Osvaldo de Oliveira foi oficializado na cidade de Itu no dia 09 de junho de 2007. O nome foi escolhido para homenagear o cineasta Osvaldo de Oliveira devido ao vasto trabalho cinematográfico desenvolvido na cidade de Itu e em todo o país.
Mostra O espelho de Maya Deren
Data: dia 03 de julho, às 19h
Local: Estúdio Extraordinário
Endereço: Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Centro
Entrada franca.
Erik Tavernaro
Elaboração de Projetos Culturais
Elaboração de Projetos Culturais
Breve introdução aos princípios básicos para você viabilizar a formatação de uma proposta cultural:
- análise de editais;
- documentação obrigatória;
- desenvolvimento e escrita;
- cronograma;
- orçamento;
- contrapartidas;
- prestação de contas
A fim de aprimorarem os seus projetos culturais, os participantes concorrerão a uma consultoria com o produtor Erik Tavernaro.
Erik Tavernaro é Historiador, Roteirista de Documentários e Produtor Cultural. Ministra oficinas de História do Cinema, linguagem documental e formatação e gestão de projetos.
Workshop de Elaboração de Projetos Culturais
Local: Estúdio Extraordinário
Data: 04 de julho (terça feira)
Horário: 19h às 22h
Carga Horária: 3 horas
Investimento: R$ 60,00
Inscrições - producao@estudioextraordinario.art.br
Lucas Derobertis
Terrário de Sonhos
Terrário de Sonhos
A partir da concepção dos sons e da sintropia da natureza, TERRÁRIO DE SONHOS propõe uma performance coletiva para germinar a capacidade criativa dentro dos espaços interiores. Os participantes poderão explorar seu poder pessoal em diálogo do Oriente com o Ocidente, ampliando o significado do poder da arte para substanciar momentos e experiências, tendo-a como uma ferramenta que une o justo, o belo e o pleno. Arte não separa ciência da espiritualidade.
Lucas Derobertis é estudante da subjetividade sonora, onde busca, através da Música Clássica Indiana, das canções indígenas e de tantos outros povos, uma forma de compreender a arte de viver.
Terrário Dos Sonhos
Data: dia 05 de julho, às 19h
Local: Estúdio Extraordinário
Endereço: Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Centro
Entrada franca
Marco Gonçalves
Ascensão das pautas identitárias na Arte Contemporânea
Ascensão das pautas identitárias na Arte Contemporânea
Ao longo da última década, os principais museus e galerias de arte do mundo abriram espaço em suas coleções e em sua agenda de exposições para demandas de grupos historicamente marginalizados no processo de construção das sociedades modernas – os genericamente denominados “grupos identitários”. A ascensão desses grupos e os estudos sobre a descolonização das instituições culturais do ocidente têm confrontado valores oriundos de uma concepção moderna do artístico, em especial das práticas curatoriais e museológicas, que, hoje, se encontram submetidas à exigência por renovação. Por meio de imagens e textos sintéticos, Marco Gonçalves apresentará como se deu a gradual ascensão, ao centro do sistema de arte contemporânea, da produção de artistas e ativistas feministas, pretos, indígenas e de grupos críticos à hegemonia da heteronormatividade na sociedade ocidental.
Marco Gonçalves é artista visual, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Fotografia Contemporânea e História da Arte – Teoria e Crítica.
Ascensão das pautas identitárias na Arte Contemporânea - Palestra
Data: dia 06 de julho, às 19h
Local: Estúdio Extraordinário
Endereço: Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Centro
Entrada franca
Sylvia Werneck
Histórias Paulistas pelo olhar da Arte
Histórias Paulistas pelo olhar da Arte
Serão abordados três acontecimentos marcantes na história do Estado de São Paulo: o Cerco de Piratininga, o Ciclo do Café e as Greves Operárias. Esses eventos serão problematizados através de obras de arte para lançar reflexões sobre as forças em jogo à época e consequências no presente.
Sylvia Werneck é crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora, especializada em arte contemporânea, sobretudo da América Latina.
Histórias Paulistas através da Arte
Data: dia 07 de julho, às 19h
Local: Estúdio Extraordinário
Endereço: Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Centro
Entrada franca
Finissage e visita mediada na Exposição 2ªAção Extraordinária
Com a curadora Sylvia Werneck e os artistas visuais Helô Sanvoy, Marília Scarabello e Néle Azevedo.
Nele Azevedo fará a doação da obra Pindorama para interessados.
Finissage
Data: dia 08 de julho, Das 10h às 12h
Local: Estúdio Extraordinário
Endereço: Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Centro
Entrada franca
01/07 | 15h
4° Encontro Extraordinário
Lilian Solá Santiago | Cineasta
4° Encontro Extraordinário
Lilian Solá Santiago | Cineasta
Real e ficção no cinema brasileiro
Vivemos num período em que atores negros estão mais presentes no audiovisual de forma humanizada, contudo essa é uma história bem recente. O período conhecido como Retomada do Cinema Brasileiro, a partir de 1995, teve como principais bilheterias em seus primeiros 20 anos, filmes que imprimiram grande quantidade de corpos negros criminalizados em tela, como as grandes bilheterias Cidade de Deus, Tropa de Elite, entre outros. Lilian Santiago, como produtora, acompanhou de dentro este processo e, como participante do grupo Cinema Feijoada, torna-se a principal voz feminina precursora do audiovisual negro brasileiro contemporâneo. Documentarista, mãe e treinadora de cineastas, Lilian fala sobre audiovisual como ferramenta de persuasão e mudança de atitude na atualidade.
O 4° Encontro Extraordinário integra o Projeto “Estúdio Extraordinário", realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - ProAC | Edital n° 50/2022. #ProAC2022 #ProAC50 #ProAC
Quem é Lilian Solá Santiago?
Documentarista pioneira do cinema negro no Brasil. Nos anos 2000 participa do Grupo Cinema Feijoada e, com “Família Alcântara” (2006, com Daniel Santiago), torna-se a primeira mulher negra a lançar um documentário em salas de cinema do Brasil. Realizadora (diretora, roteirista e produtora) realizou mais de uma dezena de documentários premiados no Brasil e no exterior e também atua como roteirista. É Bacharel em História (1998), Mestre em Integração da América Latina (2004) e Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, sempre na Universidade de São Paulo. Após um período dedicado à maternidade e ao ensino superior, volta-se à pesquisa acadêmica ativa na intersecção entre Cinema, História e Memória, criando a instalação “Casa da Memória Negra de Salto”, desde 2016 no Museu da Cidade de Salto / SP. Em 2021 recebeu o Prêmio Willian Greaves ( Firelight Media - USA) com o projeto de documentário “Quase da Família”. Atualmente desenvolve o filme documentário “Pega a Laço”, que ganhou os prêmios Chavón e MiradasDoc no Diáspora Lab 2022.
Estúdio Extraordinário - Rua Dr. Graciano Geribello, 24 - Bairro Alto, Itu/SP
Tel: (15) 99784.7146 | E-mail: contato@estudioextraordinario.art.br