Agenda - Outubro 2023
25/10 | 19:30h
DIÁLOGOS DO EXTRAORDINÁRIO
ESPAÇOS CULTURAIS E A CONSTRUÇÃO DO MAPA AFETIVO
O objetivo deste encontro é iniciar diálogos entre os fazedores e interessados em arte e cultura, para coletivamente pontuarem, sinalizarem e construírem alicerces de desenvolvimento do fazer artístico e do fortalecimento cultural, pensando na construção do projeto Mapa Afetivo.
Com Mediação de André Roedel e participação de Aline Zanatta, Guilherme Kramer, Gisela Pedroso, Paulo Stucchi, Ateliê Matiz e Sueli Lima.
André Roedel
Jornalista
Formado em Jornalismo pela Faculdade Prudente de Moraes (FPM), André Roedel atualmente é chefe de redação do Jornal Periscópio, principal jornal impresso de Itu. Também escreve para as revistas Campo&Cidade e Terraço, além de ter atuado no portal de notícias Itu.com.br. É crítico de cinema e um apaixonado pelas histórias em quadrinhos, tendo participado de diversas lives e eventos sobre cultura geek.
Aline Zanatta
Educadora
Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em História Cultural pela UNICAMP (2005). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas, com iniciação científica fomentada pela FAPESP.
Desde 2006, é educadora museal no Museu Republicano Convenção de Itu da Universidade de São Paulo.
É integrante da Rede São Paulo de Memória e Museologia Social e da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo RIDPHE. É integrante do grupo de cultura popular Caixeiras das Nascentes/ Campinas.
Raquel Fayad
Artista visual
Artista, musicista, bailarina e gestora cultural. Em sua prática artística, reflete as questões afetivas que configuram as relações humanas, partindo da memória coletiva e das experiências particulares, visando diálogos ou processos colaborativos na produção artística. Atualmente amplia os meios e suporte dos trabalhos, se utilizando de processos híbridos com as artes plásticas, a música, o corpo em movimento e o vídeo para discutir as questões das transformações do corpo feminino no processo de transição de uma nova forma de repensar este corpo e mente em transformação.
Paulo Stucchi
Jornalista e Escritor
Jornalista, escritor. Finalista do Prêmio Jabuti com o livro A filha do Reich (2020) e autor das obras O homem da Patagônia (2023), Um de nós foi feliz (2022), No fundo do rio (2021), entre outras.
É idealizador, co-coorganizador e curador das atrações de Literatura da Flic (Festa Literária e Cultural de Itu).
Selma Regina Dias
Especialista em Direitos Humanos
Especialista em Direitos Humanos e Lutas Sociais formada Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/UNIFESP) Universidade Federal de São Paulo e Tecnóloga em Eventos, formada pela Fatec-ltu/SP
Sua caminhada começou em 1985, saindo da sombra do período militar, atuou na implantação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra na cidade de ltu. Após anos retornou para a militância em 1995, quando diversas lideranças negras da cidade superaram suas diferenças e criaram a União Negra Ituana UNEl, instituição em que atua até hoje.
Gisela Pedroso
Ceramista
Arquiteta e Paisagista de formação com mais de 20 anos de experiência. Gisela se descobriu artista na cerâmica. Como ceramista, participou de duas edições da exposição online “Cerâmica pela Vida’, e de feiras nos municípios de São Paulo e Itu.
Foi eleita mãe empreendedora em campanha da marca Pampers e tem certificado de Mérito Artístico pelo Luxembourg Art Prize.
Sueli lima
Administradora
Mulher preta, portadora de vitiligo, vive com alegria e vigor sua maturidade. Na UNEI - União Negra Ituana atua como relações públicas. Participa de lutas plurais e o antirracismo é central. Da classe trabalhadora, atua como empreendedora, graduada em Adm. de Empresas. Dedica-se a graduação de Psicologia, que foi sempre um sonho, agora é seu norte
Guilherme Kramer
Artista visual
Nascido em São Paulo, Guilherme Kramer traz desde a infância o desenho como principal forma de expressão. Sua maior inspiração vem de travessias urbanas e rurais, nas quais deixa-se perder para adquirir outros estados de consciência. Esse desbravar da cidade e suas margens é combustível para o processo criativo do artista, que retrata rostos e paisagens detalhadas utilizando diferentes técnicas, entre elas nanquim sobre papel, óleo sobre tela e grandes murais em spray.
21/10 | 15h
8° Encontro Extraordinário
Sabrina Souli | Secretaria da Cultura, empresária e produtora cultural
8° Encontro Extraordinário
Sabrina Souli | Secretaria da Cultura, empresária e produtora cultural
Cultura e transversalidade
A 8a. edição do Encontro Extraordinário já está com data marcada: 21 de outubro, a partir das 15h, no Estúdio Extraordinário, e contará com a participação da secretária municipal de Cultura, Sabrina Souli.
Sabrina Souli trará questionamentos sobre o olhar e entendimento do que é a cultura e propõe reflexões sobre a transversalidade cultural e sua diversidade.
Na contemporaneidade, a cultura vem assumindo protagonismo como instância de legitimação das práticas sociais, uma vez que ela perpassa várias esferas. Sendo assim, a cultura é fundamentalmente transversal, condição essa que potencializa sua interface com diferentes setores como educação, turismo, comunicação, meio ambiente, ciência, tecnologia, entre outros.
Hoje, o mercado cultural gera uma renda anual de mais de 200 bilhões e gera mais de 7 milhões de empregos sendo considerado um dos setores de maior expansão global.
O 8° Encontro Extraordinário integra o Projeto “Estúdio Extraordinário", realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – ProAC - Edital n° 50/2022. #ProAC2022 #ProAC
Quem Sabrina Souli?
Sabrina Souli é paulistana e atua como Produtora Cultural há 23 anos. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Psicanálise na Cultura, traz em sua bagagem diversos casos Culturais e Sociais com grandes empresas e artistas renomados.
Dentre os projetos coordenados, destacam-se edições de livros, exposições e catálogos com os artistas Antonio Peticov, Aldemir Martins, Itamar Assumpção, Ferreira Gullar, Cláudio Tozzi, César Romero e Yutaka Toyota. Desde 2013 realizou diversos projetos em parceria com Prefeituras do estado de São Paulo e Minas Gerais.
Idealizou em 2013 o projeto sociocultural “Integrarte”, o qual promoveu a inclusão social de crianças, jovens e adultos por meio da arte. Coordenou o evento “Arte no Beco”, um projeto de intervenção urbana artística unido à economia criativa, com foco na promoção do sentimento de pertencimento e valorização do Patrimônio Histórico.
É ainda especialista em Projetos Culturais, Sociais e Ambientais com formação pelo Ministério da Cultura e SENAC no Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos
Estúdio Extraordinário - Rua Dr. Graciano Geribello, 24 - Bairro Alto, Itu/SP
Tel: (15) 99784.7146 | E-mail: contato@estudioextraordinario.art.br