Agenda - Junho 2023
17/06 | 15h
3° Encontro Extraordinário
Fábio Delduque e Zé Pires
3° Encontro Extraordinário
Fábio Delduque e Zé Pires
Artista Visual e Músico
O Estúdio Extraordinário (EE) realizará, no próximo dia 17 de junho (sábado), das 15h às 19h, seu 3º Encontro Extraordinário. Os encontros, dos quais participam artistas de diferentes segmentos e vertentes, é aberto ao público e têm como objetivo viabilizar o acesso a expressões artísticas para o público em geral.
Em sua terceira edição, o EE receberá o artista visual multidisciplinar Fábio Delduque, e o músico, compositor e professor Zé Pires.
A partir das 15h, Delduque falará sobre os desafios dos artistas gestores, principalmente no que se refere ao gerenciamento e coordenação da própria carreira e de projetos, de modo a gerar impactos efetivos na comunidade local com sua arte.
Em seguida, será a vez de unir música, percepções e experiências com Zé Pires e o grupo do Laboratório Musical de Criação Fonográfica de Fatec/Tatuí. Cada músico expressará, nas composições, histórias e experiências por meio de vários instrumentos.
O 3° Encontro Extraordinário integra o Projeto “Estúdio Extraordinário", realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - ProAC | Edital n° 50/2022. #ProAC2022 #ProAC50 #ProAC
Quem é Fábio Delduque?
Artista visual multidisciplinar, tem em seu currículo exposições, instalações, pinturas mural, projetos de arquitetura, cenários, performances, direção de arte de shows e cinema além de uma intensa atividade como produtor cultural e curador. Desde a década de 80, vem realizando exposições e instalações em diversas galerias e museus no Brasil e exterior, destaque para sua participação da 29a. Bienal Internacional de São Paulo em 2010. Além disso, atua como diretor de arte no cinema, no teatro, na música, no carnaval e em projetos de arquitetura. Entre outros, cenografou espetáculos para Nação Zumbi, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Moska, Jorge Benjor , Mart’nalia, José Possi Neto, Wolf Maya e Joaozinho Trinta.
Assina a direção de arte dos filmes "Canção de Baal” 2006, “Luz nas Trevas” 2009, e "Ralé" 2015, “A Moça do Calendário” 2017 todos de Helena Ignez e ‘Modo Ave” 2013 de Beto Brant. Em 2009, com “Canção de Baal” recebeu o prêmio de melhor direção de arte no Festival de Cinema de Gramado.
Curador de artes visuais do SESC Presidente Prudente entre 2018 e 2019 e co-curador do Festival Arte na Usina desde a sua criação em 2015. É curador, diretor artístico e um dos idealizadores do Festival Arte Serrinha que em 2023 realizará sua 21 edição sendo amplamente reconhecido como um dos eventos culturais mais significativos do inverno brasileiro.
Quem é Zé Pires?
Zé Pires é músico e professor do curso de Produção Fonográfica da FATEC-Tatuí. O mestrado em filosofia da mente e ciência cognitiva foi a base para os estudos sobre os processos criativos humanos. A criação musical parte da perspectiva histórica dos envolvidos no ato criativo e assim, tudo que se cria é uma versão reelaborada de escutas passadas, misturada com desejos futuros e necessidades presentes. Foi seguindo essa perspectiva que o Laboratório Musical de Criação Fonográfica foi colocado em funcionamento. Um grupo formado por nove integrantes onde cada canção surge da essência e história de um membro e é trazido à tona num ato de exploração sonora, em que os membros reelaboram como compreendem a essência do companheiro e reinterpretam suas percepções através de múltiplos instrumentos. Por fim, todo processo criativo passa pelo processo de transformação fonográfica onde a criação é fixada no fonograma e ganha o público através das plataformas de distribuição digital.
Estúdio Extraordinário - Rua Dr. Graciano Geribello, 24 - Bairro Alto, Itu/SP
Tel: (15) 99784.7146 | E-mail: contato@estudioextraordinario.art.br